Se você já passou por algum espaço público e viu um tambor amarelo em forma de garrafa, saiba que ali está a sua oportunidade de contribuir com o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da América Latina!
Espalhados por 3.220 pontos de coleta em nove estados brasileiros, os recipientes fazem parte do Tampinha Legal, uma iniciativa coordenada pelo Instituto SustenPlást, com o apoio do Movimento Plástico Transforma.
Criado em 2016, o Tampinha Legal funciona por meio da coleta de tampas plásticas, ajudando o planeta e também causas sociais.
De acordo com o “tampômetro”, contador exposto no site e no app do programa, a iniciativa já ultrapassou a marca de 668.613.339 de unidades de tampas plásticas coletadas.
Este volume representa 1.148 toneladas de plástico que retornaram para a indústria pela reciclagem – em vez de ir para aterros e lixões – e 2.250 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser emitidas na atmosfera.
Mas os benefícios não vão apenas para o meio ambiente!
Com a coleta e reciclagem do plástico, mais de R$2,8 milhões de reais foram destinados integralmente às 326 entidades assistenciais participantes do terceiro setor devidamente regularizadas, como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONGs, asilos, associações, hospitais, etc.
Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.
Como funciona o Tampinha Legal?
Através de ações modificadoras e educativas de comportamento da população, aumentando os níveis de conscientização quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, como o Grupo Fortymil e Plastimil, que buscam a melhor valorização de mercado para o material.
Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses do dinheiro. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.
O Tampinha Legal conta com pontos, distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Como participar do Tampinha Legal?
O Tampinha Legal realiza suas ações através dos incentivos de:
- Patrocinadores
- Mantenedores
- Apoiadores
- Doadores
- Voluntários
Pessoas Jurídicas, como empresas de iniciativa pública e/ou privada, instituições, escolas e/ou órgãos públicos, podem participar como Patrocinador, Mantenedor, Apoiador e/ou Doador. E o auxílio ao Programa pode ser feito de duas formas:
- Patrocinadores, Mantenedores e Doadores participam com recursos financeiros.
- Apoiadores participam com ações, carga, logística, materiais, mídia paga, espaço e outras demandas do programa.
Para se cadastrar, o processo é bem simples. Confira!
- Acesse o site do Tampinha Legal em “Participe!”
- Preencha de acordo com a sua escolha.
Após o preenchimento do seu cadastro, a equipe responsável pelo Tampinha Legal entrará em contato com você. Caso queira contribuir como pessoa física, é só procurar o ponto de coleta mais próximo de você!
Novas iniciativas
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.
Além do aplicativo (Android e iOS) e site oficial do programa, onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc.
Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.